sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Algumas características de Steve Jobs que nos servem de inspiração


Se fizessem a seguinte pergunta hoje a qualquer pessoa (principalmente jovem): “- Quem é a pessoa mais criativa que você já ouviu falar?”. Certamente a grande maioria responderia Steve Jobs, pelo fato de nos últimos 13 anos ter (re)criado a indústria da informática, telecomunicações e até da distribuição de música. Seus inventos mais recentes (iMac, iPhone, iPod, iPad) certamente mexeram com as emoções do ser humano, a ponto de fazer com que pessoas em todo o mundo tivessem seus produtos como verdadeiros sonhos de consumo.
Mais do que isso, influenciaram diretamente os produtos de seus concorrentes, que não tendo criatividade à altura para concorrer, se viram obrigados a copiar suas tecnologias para poderem seguir em frente, porque após cada lançamento da Apple, todos os outros produtos “semelhantes” passaram a ser vistos como peças de museu de uma hora para outra. Eu mesmo uso hoje um smartphone de uma empresa concorrente, com tela multitoque, bússola, acelerômetro e outros “badulaques” que certamente não haveriam se não tivesse sido por força do lançamento do iPhone há 4 anos atrás.
E é aí que está o ponto em que quero chegar: Quantas pessoas no mundo chegaram a influenciar a vida, os negócios e o modo de viver de tantas outras pessoas? E o mais interessante: influenciar de modo positivo? Exemplos negativos sempre houveram, e nem quero falar deles, mas os exemplos positivos devem ser usados como inspiração.
Até onde tenho notícia, Steve Jobs foi uma daquelas pessoas que nunca descansavam (Quando digo nunca descansava, quero dizer que nunca deixava de trabalhar e viver de forma a ser melhor e trazer mais benefício a si e aos outros a cada dia). E essa é uma das características essenciais, que todo ser humano deveria ter. Temos o costume de reclamar que vivemos em um mundo desonesto, que muita gente passa fome, e tantas outras coisas, mas nós mesmos tendemos a viver de forma preguiçosa, limitando nossa própria vida e de outras pessoas.
Outra característica marcante, mas que tem passado despercebida pela maioria das pessoas que ouço falar dele, é a persistência. Foi justamente esta característica que levou ele (e a todos nós) termos tantos avanços tecnológicos nos últimos anos. Você sabia que a Apple teve vários produtos que não “emplacaram”? Veja esta matéria no Wikipedia, sobre o Apple 1, de 1976. Assim como este, também houveram outros que não necessariamente impactaram o mundo, mas a persistência por décadas levou o próprio Steve Jobs, a Apple e o mundo a saborear resultados, que não teriam vindo se Steve tivesse desistido no meio do caminho. E muito provavelmente ele deve ter ouvido pessoas o chamarem de louco e o forçarem a desistir.
Por isso digo que nunca devemos desistir, e sempre seguir vivendo de forma a perseguir nossos sonhos e viver melhor a cada dia, pois os resultados virão – talvez mais cedo ou talvez mais tarde – mas virão!
E um detalhe muito importante: Steve foi dado à adoção quando criança, pois segundo informações que circulam pela internet, seus pais biológicos não teriam condições de criar. E mesmo os pais adotivos não tiveram muitas condições, pois nem a faculdade dele puderam pagar. Mas sua persistência tudo superou.
Persista sempre e supere você também todas as suas dificuldades!
Texto escrito por Luciano Lessa, confiram mais em http://www.lucianolessa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário